Envie mensagens para telemóveis !    


   Tradutor
   Câmbios
   Conversor
   Câmbios do Dia
   CHAT
   MAIL
   Livro de visitas
   Hino de Portugal
   Top TerraNatal
   Novidades!!!
Pesquisa
              
 

   Por temas
   da Terra
Com.Lusófonas

   Informações
   Entrevistas
   Reportagens
   Festas e Romarias
   Viagens
   Destinos
   Crónicas
   Consultório
Escrever ao longe
   Frases ditas
   Cidadão
   Empresas
   Emigrante
   Comunidades
   Meteorologia
   Telefones Úteis
   Códigos Postais

XYZ

 

Jogos
   Horóscopos

 

   Adicionar site

 

  

«««voltar

 

A TERRA CHAMADA ESPÍRITO SANTO

A Vitória que você não conhece e precisa conhecer , situa-se no Estado do Espírito Santo. O nome desse Estado significa Ruach, o sopro de Deus, que, num pequeno espaço, acomodou, perfeitamente, tudo o que há de belo por aqui. Possui mares que se estendem de Norte a Sul, o clima de montanha que mais lembra aqueles das cidades europeias. Também tem as dunas de Itaúnas, situadas ao Norte, que se assemelham aos desertos marroquinos e, ainda, muito mais para se ver...

Praia da Curva da Jurema (Vitória)
A miscigenação de sua gente, entre mar e montanha, foi o resultado da mistura de povos, vindos de todas as partes do Velho Mundo, que se abrigaram nesse solo especialmente, em terras montanhosas , em busca de clima ameno. Hoje, os que apreciam o calor buscam no litoral o seu habitat e, junto ao mar, bronzeiam a pele, com a brisa da terra e do mar. Banham-se em Camburi, Ilha do Boi , do Frade, da Curva da Jurema, ao som de música de Congo, saboreando em panelas de barro, os variados frutos do mar. Temos, ainda, as belas praias: da Costa, Itaparica, Itapuã, do Olé na Barra do Jucu, em que se realizam grandes campeonatos de surf e Bodyboard. As águas mansas da Ponta da Fruta , caso queira experimentar a tranqüilidade do mar do Sul.

Praia de Setiba (Guarapari)

Em Guarapari, “a cidade saúde”, conhecer as suas famosas areias monazíticas das praias de Setiba, Santa Mónica, do Morro e, no centro da cidade, as das Castanheiras, Virtudes e das Areias Pretas . Ainda temos as praias de Ubu, de Parati, dos Castelhanos e a de Anchieta, que dá nome à cidade. Caminhando mais para o Sul, encontramos: Iriri, Piúma, Itaipava, Itaoca e Marataízes.

Se a opção é viajar para o Norte, você encontrará: Jacaraípe, Manguinhos, as praias de Nova Almeida, a Praia Grande, vizinha de Nova Almeida, refúgio dos mineiros. Ainda em Nova Almeida pode se observar o Pôr-do- Sol e retornar à história do Estado, visitando, no alto, a igreja dos Reis Magos.

Pedra Azul (Domingos Martins)
As Praias de Santa Cruz e de Coqueiral, em Aracruz, separadas pelo rio Piraquiaçu, que é ideal para o esporte náutico, pois acolhe um dos maiores manguezais da América do Sul., com a sua reserva ecológica, que podendo ainda ser visitada e até fazer um passeio de escuna. A beleza de Linhares, com seu estilo ecológico ”Praias dos Adãos e das Evas”, a praia do Portal de Ipiranga , além da lagoa de Juparanã, visitada em outro tempo, pelo imperador D. Pedro II.  
 

Lagoa Juparanã (Linhares)

Subindo ainda mais para o Norte, temos a praia de Guriri em São Mateus e de Conceição da Barra, em que estão as famosas dunas de Itaúnas.

Realmente, este Estado tem histórias sim, e hoje ele quer contar. É só olhar os seus casarios, as suas ruas, os seus monumentos, as antigas igrejas e os seus santuários. O da Penha, erguido num rochedo, em Vila Velha, secular; o de Santo Antônio, na ilha de Vitória, o mais moderno. Aqui, Portugal e Itália fizeram festas, e, quem nunca ouviu falar de nossos portos? Tubarão, o exportador de minério de ferro, do nosso vizinho, Minas Gerais; o Porto de Vitória, Portocel, praia mole, Ubu, todos no Espírito Santo, de braços abertos, dentro de água para o mundo. Ah!, não posso deixar de falar algo da cidade de Anchieta e do seu beato que, em terras capixabas, fez a sua morada até o dia em que partiu para residir, definitivamente, nas alturas e abençoar ainda mais, este Estado e a sua gente!

Por isso, venha visitar o Espírito Santo! Venha conhecer Vitória, à capital!  

Ela vai preparar muitas festas e apresentar a sua culinária, com a famosa moqueca capixaba, feita em panela de barro, das paneleiras de Goiabeiras, as casquinhas de siri, das desfiadeiras do Contorno. Saborear os vinhos caseiros que descem da região de montanha, os quais dão um toque especial ao paladar, e ajudam a acompanhar os pratos típicos . Se quiser saber como eles são preparados, é só subir à montanha e, além de degustá-los, encontrará os mais diversos doces em compotas, pães caseiros, artesanatos diversos, ouvirá o canto de colibri. Se preferir, poderá banhar- se em belas cachoeiras, fazer trilhas ecológicas em locais aprazíveis, pernoitar em hotéis e pousadas e visitar casas de chá. Querendo ficar próximo ao litoral e fazer compras em fábricas, temos os seguintes locais: o pólo de confecções da Glória, em Vila Velha, o de Linhares de móveis modernos.

Convento da Penha (Vila Velha)

Mais acima, Localizam- se São Mateus e Conceição da Barra, com o seu pólo cultural, levando a todos os que desejam conhecer um pouco mais a região e o Estado; além dos ventos que modelam e dão um novo visual à cidade, formando assim, as conhecidas dunas de Itaúnas, em Conceição da Barra.. Também em São Mateus, ficou a grande influência dos nossos irmãos africanos; com as danças e artesanato local. Temos os casarios, igreja velha, construída por Anchieta e o seu porto, que juntos formam o pólo turístico dessa cidade.

Afastado do mar, está Colatina, banhada pelas águas do rio Doce, que logo estarão cristalinas pois o Espírito santo tem esse projecto. Com efeito, para incrementar a sua economia, há atraentes fábricas esperando por você.. Situada em região de montanha, está Santa Teresa, conhecida pelo museu ecológico Melo Leitão, ainda servindo de caminho para o Vale do Canaã e, contornando ainda mais o vale encontramos Santa Maria de Jetibá, com seus colonos Pomeranos. Querendo conhecer ainda mais as belezas do Caparaó, passamos por Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova, área de produção de morango e com as tradicionais festas da Polenta e o Inverno Vip de Pedra Azul..

Cachoeiro de Itapemirim , conhecida pelos seus filhos como a ” cidade secreta do mundo ”, celeiro dos cantores e dos poetas,tem mármore e granito, que movimentam a economia do Estado, divulgando-o para o mundo; enquanto que o Frade e a Freira, como sentinelas, vigiam a rodovia, cartão-postal da região.

O Frade e a Freira
É bom visitar e conhecer o estado do Espírito Santo, saborear o seu café provar as delícias do cacau e não se esquecer de Caieiras Velhas, em Aracruz, lá estão os nossos irmãos indígenas, com a sua cultura milenar, pois, misturam-se a modernidade da indústria de celulose com a forma de vida dos primeiros filhos da Terra, chamada Espírito Santo.

«««voltar

 

 

 

<% ShowRating %>


Colaboradora do TerraNatal

Há Pássaros no Asfalto! »»»

Coffea arábica »»»
Ritmo, cadência, luzes e cores... »»»
Há águas: De Março e de lastro »»»

Poço da Paz »»»
A lei que rege os homens »»»
A problemática do lixo »»»
Sábio é aquele que envelhece com sabedoria... »»»
Desporto é terapia é vida... »»»
Amigo »»»
Aliança de compromisso. »»»
O destino traçou marcas mutáveis e imutáveis em nossas mãos... »»»
Conheça o segredo das rugas..... indesejáveis sinais ... »»»
A língua sã é uma árvore de vida. »»»
De bruxa ou do boneco Pinóquio , tem muitas histórias o Nariz... »»»
De facto, os olhos são o espelho da alma e janelas para o mundo... »»»
A Arte de escrever, uma actividade desgastante que requer paciência e dedicação. »»»
Os cabelos sempre despertaram nos humanos de todos os tempos uma certa magia... »»»
Para designar pessoas, objectos e inúmeras coisas, utilizamos um nome... »»»
O esquecimento pode até ser normal mas... »»»
A arte tem o poder de purificação? »»»
A polinização das flores. »»»
Um sistema de conhecimento místico e simbólico... »»»
Homem e a sua árvore correspondente »»»
Do Jardim para a Mesa -  Cardápio de Flores »»»
A Medicina dos Xamãs »»»

Entrevista com José Augusto Carvalho »»»
Restaurante luso-brasileiro - Lareira Portuguesa »»»

Doce Rio Doce »»»
O Espírito Santo orgulha-se de seus filhos ilustres »»»
Viana »»»
Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá berços europeus em terras capixabas »»»
A Terra chamada Espírito Santo »»»
Os Passos de Anchieta »»»
Tupi »»»